Jota Júnior

 

  Quando Juventino de Lima Júnior, o Jota Júnior, estreou no rádio Belo Horizonte , em  1966, ninguém poderia prever que nascia para o rádio brasileiro um fenômeno da comunicação. Nascido no dia 24 de Dezembro de 1938, no município de Pires, do Rio (GO),ainda bem jovem , Jota Júnior saiu da sua cidade acompanhando um circo.

 

Talvez tenha nascido no picadeiro, durante a apresentação dos shows, seu estilo de narração esportiva, um espetáculo a parte. O narrador variava nas formas de gritar um gol. Inventavam bordões que marcavam época e que inauguravam uma nova era no rádio mineiro. ”Simbora Cruzeiro”, “Estooou sentindo cheiro de gol”,“ Domina o balão de couro”, eram algumas expressões que o notabilizaram em uma época em que ainda prevalecia um estilo de narração pautado pela descrição exata, de pouca irreverência.

 

De todos os bordões sem dúvida  o que mais marcou sua carreira  foi o “ Vai buscar lá dentro ..(nome do goleiro), que concluía a narração de um gol e era a deixa  do repórter, com os detalhes do lance.

 

Os primeiros passos como locutor foram em  Araguari( Mg) e Uberlândia( MG). Chegou a Belo Horizonte para trabalhar para Itatiaia e ,aos 27 anos cobriu pela emissora a Copa da Inglaterra (1966). Com a passagem também pela inconfidência e Guarani, Jota Júnior também esteve presente nos mundiais do México (1970),Alemanha(1974), e Argentina(1978). Já foi famoso, foi convidado para montar e chefiar a equipe de esportes da Rádio Jornal, em Goiás, onde também marcou época.

 

Chegou a trabalhar na  Rádio Continental, do Rio de Janeiro, e na Rádio Capital, de São Paulo. Nos anos 1980, diagnosticado com leucemia, voltou para o estado onde nasceu. Em Goiás, continuou a transmitir até os seus últimos anos de vida.  A meteórica carreira de locutor terminou no dia 5 de agosto de 1982. Jota Júnior morreu aos 43 anos de idade.

 

 

Fonte: Tirado da 1 edição  do Livro  Enciclopédia  do Rádio esportivo mineiro páginas 238,239 .Organizadores  Nair Prata e Maria Cláudia Santos .  Editora Insular, impresso em março de 2014

 

 

Jota Júnior – Narrador

PERSONAGEM DE UMA HISTÓRIA