DESDE 1939 - UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL

Como Associar

A Associação Mineira de Cronistas Esportivos – AMCE – criada em 1939, é a única entidade legal para CREDENCIAMENTO dos radialistas e jornalistas, inclusive os da área técnica, que trabalham em cobertura esportiva dentro do Estado de Minas Gerais, oferecendo o livre acesso as praças esportivas do estado.

Oferece também acesso dos seus associados as entidades congêneres nacionais e internacionais para livre acesso as praças esportivas do Brasil e do Mundo.

Cumpre sua função atendendo o que determina seu estatuto e a Lei Federal 12.395.

Para filiação o candidato se obriga a atender aos seguintes requisitos:

  1. Proposta devidamente preenchida, assinada e uma foto 3×4 recente.

  2. Cópia das folhas da carteira de trabalho com: Foto, dados pessoais, registro do contrato de trabalho na função especifica de cobertura esportiva com empresa de comunicação devidamente registrada nos órgãos competentes.

  3. Cópia do registro profissional de radialista ou jornalista emitido pelo Ministério do Trabalho ou outro órgão competente.

  4. Declaração do diretor ou chefe de esportes do veiculo de comunicação, com data recente e firma reconhecida em cartório, atestando que o proponente atua na área de jornalismo esportivo.

  5. No caso de veículo de comunicação via web ou comunitário, indispensável apresentar registro legal que permita o funcionamento, incluindo CNPJ.

No caso acima o número de filiados será limitado pela AMCE.

E1) O proponente deve também apresentar o registro profissional de radialista ou jornalista e o contrato de trabalho com firma reconhecida.

  1. TERCEIRIZADO: Jornalista ou radialista que presta serviço para empresa terceirizada que mantém contrato de cessão de horário com algum veículo de comunicação para cobertura esportiva deve apresentar cópia do referido contrato, registrado em cartório, além dos documentos do número 1. 2 ou E1,  3 e 4.

  2. Jornalista ou Radialista que trabalha de forma autônoma deve apresentar apresentar algum documento legal que comprove tal situação, além dos documentos dos números 1 e 3.

  3. Jornalista ou Radialista ainda sem o registro profissional deve apresentar o protocolo de solicitação do mesmo junto ao Ministério do Trabalho, além dos demais documentos exigidos

  4. Estagiário do curso superior de jornalismo. Deve apresentar contrato de estágio entre a faculdade e o veículo de comunicação, além do solicitado no número 4.

  1. Jornalista ou Radialista que apresentar documentação completa conforme os números  1, 2, 3 e 4 podem ser incluído na categoria Militante.

  2. Nos demais casos serão inscritos na categoria Provisório.
  3. Os profissionais da ARÉA TÉCNICA serão inscritos desde que apresentem o registro profissional e contrato de trabalho com veículo de comunicação dentro do mesmo critério exigido para radialista ou jornalista.

Caberá a Comissão de Sindicância e Ética da AMCE analisar e comprovar a documentação apresentada, oferecendo parecer favorável ou não sobre a filiação do proponente.

Após aprovação, o proponente será comunicado para efetuar o pagamento das taxas determinadas pela diretoria da AMCE. Após comprovação do pagamento receberá sua CREDENCIAL com validade de Janeiro a Dezembro de cada ano, independente da data em que for emitida.

Qualquer dúvida entre em contato. (31) 3481 9796 ou amce@amce.org.br

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta de 09 ás 18 horas.