MANUAL DE CONDUTA ÉTICA

DIRETRIZES DE COMPORTAMENTO DOS CRONISTAS ESPORTIVOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Estamos sujeitos à observância de regras estabelecidas que podem ser expressas como, leis e códigos, ou como as normas de boa educação, que impõem limites que devem ser seguidos.

Por isso, a AMCE – Associação Mineira dos Cronistas Esportivos – elaborou este Manual de Conduta Ética e Diretrizes de Comportamento, com a finalidade de reforçar a prática de comportamentos éticos no cotidiano dos profissionais que atuam no esporte em Minas Gerais. Qualquer atitude que se revele incoerente com as diretrizes contidas neste Manual deverá ser formalmente comunicada à AMCE, de modo a garantir o êxito contínuo deste compromisso.


ÉTICA

Refere-se ao julgamento do comportamento humano, estabelecendo o que é considerado correto ou incorreto conforme valores, crenças ou regras vigentes.


CONDUTA ÉTICA

Consiste em comportamentos que se alinham às normas, princípios ou padrões aceitos por um indivíduo, uma classe, uma sociedade ou uma organização.


DIRETRIZES DE COMPORTAMENTO

  1. Cumprir datas e horários de acesso, permanência e saída das praças esportivas, conforme protocolo estabelecido pela entidade organizadora do evento, administração do estádio, clube e regras da própria AMCE.
  2. Não usar nenhum tipo de vestimenta, acessório e ou adereço de qualquer clube esportivo dentro das áreas restritas para o trabalho da imprensa esportiva.
  3. Não usar qualquer tipo de logo, escudo, desenho ou imagem de qualquer clube esportivo no uniforme da empresa que trabalha, nas áreas restritas para o trabalho da imprensa esportiva.
  • Exceto para funcionários dos clubes envolvidos diretamente no evento.
  • Em caso de tatuagem com inscrição, desenho ou imagem de clube esportivo procurar evitar deixa-la a mostra.
  1. O associado deve se vestir adequadamente ao utilizar o local que vai prestar serviço.
  • É permitido o uso de bermudas. De preferencia na cor escura. Não é permitido uso de calção ou chinelo, regatas ou camisetas com propagandas de qualquer natureza.
  1. Quando for o caso, ocupar o lugar marcado pela AMCE seja cabine ou bancada para instalação de equipamentos e servir como posto de trabalho.   

A utilização é exclusiva para quem está trabalhando “ao vivo” na transmissão.

  • Buscar orientação com o pessoal da AMCE na praça esportiva.
  1. Tratar o pessoal de segurança, portaria, serviços e da própria AMCE com respeito e educação. Todos estão trabalhando e cumprindo ordens.
  • Em caso de algum problema levar ao conhecimento da AMCE.
  1. Dentro do espaço restrito para o trabalho da imprensa esportiva, evitar gritos, pulos e atitudes acima do normal da boa educação e convivencia que possa atrapalhar os demais companheiros.
  2. Expressamente proibido agressões verbais, chingamentos com palavras de baixo calão e atitudes violentas contra companheiros e ou demais pessoas envolvidas no evento. 
  3. Cuidar dos bens patrimoniais de cada área restrita para o trabalho da imprensa esportiva (bancadas, cadeiras, cabos, etc) cedidas gratuitamente para uso dos profissionais credenciados.
  • Não colocar adesivo, placa, bandeira ou qualquer outro material nos móveis, vidros ou acrílicos do estádio. O espaço não pertence à empresa para qual trabalha. É patrimônio particular da praça esportiva.
  • Exceto quando instalar móveis próprios dentro de cabines cedidas e receber autorização para realizar decoração do espaço.
  1. A circulação do profissional credenciado para cada evento dentro do estádio é restrita para o local previamente permitido conforme informado no crachá.
  • Para circulação em outra área é necessário solicitar prévia autorização para a administração da praça esportiva.
  1. O associado não tem direito a vaga gratuita no estacionamento de cada praça esportiva. Algumas vagas são disponibilizadas, sem custo, como cortesia da administração do estádio. O número é limitado. Obedece ao critério de tempo e assiduidade do veiculo de comunicação na cobertura dos jogos.
  • Algumas poucas vagas que sobram são distribuídas em forma de rodizio.
  • Não existe vaga individual. Todas são distribuídas gratuitamente para a empresa de comunicação, que assume a responsabilidade de transportar seu pessoal e equipamentos.
  1. Qualquer reclamação, sugestão ou critica deve ser feita pessoalmente ou por escrito junto aos funcionários ou diretores da AMCE, no estádio ou na sede. Nunca pelas redes sociais ou em conversas isoladas.

A entidade está sempre à disposição para ouvir, conversar e buscar solução para qualquer que seja a situação. 

PUNIÇÕES –

Em caso de descumprimento do que reza este regulamento, as punições serão definidas em reunião da Diretoria, em função de sua gravidade e ou reincidência.

  •  Advertência
  • Suspensão temporária /jogos
  • Suspensão prolongada / 60 dias
  • Exclusão do quadro de Associados

 

Luiz Carlos Gomes/Diretoria da AMCE.

 

 

Related Images: